quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Enrolados

Animação da Disney

Uma das melhores coisas do período de férias é aproveitar o tempo livre daqueles que REALMENTE estão de férias! Ontem, por exemplo, fui ao cinema com quatro familiares meus para assistir ao filme 'Enrolados'. Ok, ok. Mas o que eu fui fazer em uma sala de cinema com quatro pré aborrescentes para assistir a um filme de animação?

Em primeiro lugar, eu adoro filmes de animação; em segundo lugar, adoro meus aborrescentes! E este filme não deixou a desejar para a proposta dele: filme de férias! Como já se vê nos trailers divulgados, a Disney lança uma nova roupagem para a história de Rapunzel, a menina dos quilométricos cabelos dourados.

Diferente do que li ainda nos tempos da coleção ‘minha primeira biblioteca’, não é por conta de uma verdura ou por promessas que ela é raptada por uma ‘bruxa’. A vilã está interessada apenas nos cabelos da moça, pois restabelecem sua juventude; ela não tem, portanto, poder algum. Como e por que, assistam ao filme!

Em meio a toda essa confusão, ocorre a trama tradicional da Disney: o rapaz ‘ladrão’[ Ridder , que teve uma infância difícil e com isso justifica algumas coisas da vida, encontra na convivência com a ‘mocinha’ uma razão para mudar algumas coisas da vida. Clichê? Claro, gente! É DISNEY!

Personagens roubam cenas maravilhosamente bem, como ‘Maximus’, o cavalo real com ares de cão de guarda; o Camaleão, mascote de Rapunzel - com quem ela interage para tomada de grandes decisões; os bárbaros da taverna, de quem ela arranca o ‘sonho’ de cada um... enfim. É uma boa mistura!






Fica nas entrelinhas o processo de amadurecimento da menina que “nunca tinha saído da torre” com conflitos hora engraçados, hora dramáticos. O surgimento do amor e a mudança na vida da protagonista a partir de sua interação com Ridder. É claro que fechei os olhos para o ar machista que percorre – de leve – a trama. Eu estava em clima de férias...

O desfecho é interessante, embora parte dele seja previsível. Mas é filme pipoca, é realismo mágico, fantasia! E tem coisa melhor que fantasia com pitadas de sarcasmo, romance e ironia? Pra deixar a terça-feira com um ar mais ‘relax’, ótima opção!


Nenhum comentário: